Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Laboratório da Policlínica lança cartilha gratuita inédita sobre TEA, com 5 volumes - Jornal Impacto


No comando: Auto DJ

Das 00:00 às 06:00

No comando: Vem Tomar Café

Das 06:00 às 10:00

No comando: Ti Ti Ti

Das 10:00 às 13:00

No comando: Show de Alegria

Das 13:00 às 19:00

No comando: PopCorn

Das 19:00 às 21:00

No comando: Night Time

Das 21:00 às 24:00

Laboratório da Policlínica lança cartilha gratuita inédita sobre TEA, com 5 volumes

O Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas (LAVIMPI), do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG), localizado na Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) iniciou nesta semana um projeto de pesquisa com crianças de 6 a 12 anos com transtorno do espectro autista (TEA). O LAVIMPI é coordenado pela Profa. Dra. Danúbia de Sá Caputo, que também está como Diretora do Departamento de Ensino e Pesquisa da PPC.

A equipe é composta por fisioterapeutas, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, biólogos e psicopedagogos. Alunos de iniciação científica, de extensão, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos estão envolvidos nas atividades deste projeto de pesquisa. Parcerias nacionais e internacionais possibilitam a implementação de instrumentos de avaliação e discussão sobre as atividades do projeto de uma forma muito produtiva para a construção do conhecimento científico.

O projeto tem o objetivo de avaliar os efeitos da terapia vibratória sistêmica e da neuromodulação na sintomatologia de crianças autistas não verbais de 6 a 12 anos. Neste contexto, destacamos a participação do Prof. Dr. Egas Caparelli Dáquer e da Profa. Renata Paes no acompanhamento de implementação de instrumentos de avaliação e intervenção no projeto.

São investigados os efeitos das intervenções no comportamento, na cognição, no perfil sensorial, na funcionalidade, na qualidade de vida e na qualidade do sono.

O grupo de pesquisa do LAVIMPI desenvolveu uma coleção de cartilhas sobre o autismo que são disponibilizadas gratuitamente, através do link: https://www.ppc.uerj.br/2025/06/02/laboratorio-da-policlinica-lanca-cartilha-inedita-gratuita-sobre-tea-com-5-volumes/

Entre os principais apoios, conquistados destacam-se a Bolsa de Produtividade (CNPq), o Edital Universal (CNPq), o Edital Jovem Cientista Mulher (FAPERJ), o Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o programa de Iniciação Científica (FAPERJ), a Bolsa Qualitec (UERJ), o PROCIÊNCIA (UERJ), o PROATEC (UERJ) e a emenda parlamentar da Deputada Federal Silvia Waiãpi.

O LAVIMPI possui, também, outras linhas de pesquisa com indivíduos com obesidade, osteoartrite de joelhos, idosos para redução do risco de quedas, narcolepsia e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Agradecemos o apoio recebido por iniciativas do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ao Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes a Presidente da FAPERJ, Caroline Alves e a Deputada Federal Silvia Waiãpi pelo olhar atento para as necessidades do Estado e toda estrutura que tem possibilitado o avanço da ciência.

 

Deixe seu comentário: