
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Projeto vai contemplar diversas ruas da cidade, com foco na acessibilidade, melhoria do fluxo e mais segurança
O prefeito de Pinheiral, Luciano Muniz, anunciou nesta quarta-feira, 04, o lançamento do Plano de Mobilidade Urbana, um importante projeto de infraestrutura que vai contemplar diversas ruas do município, com o objetivo de melhorar a acessibilidade, o deslocamento diário, o fluxo do trânsito e a segurança de pedestres e motoristas. As obras são realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, com investimento da Secretaria de Estado das Cidades.
Segundo o prefeito, o plano representa mais um avanço para o desenvolvimento urbano da cidade e faz parte de um planejamento voltado para a organização da mobilidade e a melhoria da qualidade de vida da população. As ações visam tornar as rotas mais acessíveis, reduzir pontos de congestionamento e garantir mais fluidez no tráfego em diferentes regiões do município.
Dentro do pacote de intervenções do Plano de Mobilidade Urbana, o município também realizará a desapropriação da área da antiga olaria, localizada na entrada do bairro Varjão. A área passará por demolição, complementando as obras que já estão sendo executadas no bairro, como drenagem e pavimentação, o que vai melhorar significativamente o acesso e a mobilidade na região.
“Esse é mais um importante avanço para Pinheiral. Estamos implementando um grande projeto de mobilidade urbana, pensado para desafogar o trânsito das vias principais, melhorar o deslocamento da população e preparar a cidade para o seu crescimento. O plano começa pela Rua Tancredo Neves, mas vai alcançar outras ruas e bairros do município, impactando diretamente a vida das pessoas”, destacou o prefeito Luciano Muniz.
As obras tiveram início pela Rua Tancredo Neves, Centro, uma das principais vias de ligação da cidade, que conecta a Praça Teixeira Campos ao bairro Rolamão. O prefeito ressaltou que o início das intervenções nesse trecho marca o começo de um plano mais amplo, que será executado de forma gradual e beneficiará outras vias.
Durante o anúncio, Luciano Muniz esteve acompanhado do vice-prefeito Jailson Rodrigues, que também é secretário municipal de Serviços Públicos. A secretaria, em conjunto com a Secretaria de Obras, será responsável por auxiliar a execução dos serviços previstos no plano.
O prefeito também destacou a importância das parcerias institucionais para a viabilização do projeto e agradeceu ao deputado estadual e secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltando que foi ele quem abriu as portas para que o município tivesse acesso à Secretaria de Cidades e pudesse formalizar a solicitação do investimento. Luciano Muniz agradeceu ainda ao secretário de Cidades, Douglas Ruas, e ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pelo apoio e pela parceria que tornaram possível a implementação do plano.
Para a realização das obras na Rua Tancredo Neves, a Prefeitura informou que haverá interdição parcial da via, com sistema de pare e siga, contando com a atuação de agentes de trânsito para orientar os motoristas e garantir a segurança no local. A administração municipal pede a compreensão e a paciência da população durante o período de obras, ressaltando que este é apenas o início de diversas intervenções previstas ao longo do ano.
Atualmente, o município possui mais de 10 mil veículos emplacados e importantes rotas de ligação com Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí, com acesso à Rodovia Lúcio Meira (BR-393) e à Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Diante desse cenário, o Plano de Mobilidade Urbana se torna fundamental para organizar o tráfego, melhorar a fluidez e garantir mais segurança e qualidade no deslocamento de quem circula diariamente por Pinheiral.