Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitura e CONDIM de Barra do Piraí promovem 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres - Jornal Impacto


No comando: Auto DJ

Das 00:00 às 06:00

No comando: Vem Tomar Café

Das 06:00 às 10:00

No comando: Ti Ti Ti

Das 10:00 às 13:00

No comando: Show de Alegria

Das 13:00 às 19:00

No comando: PopCorn

Das 19:00 às 21:00

No comando: Night Time

Das 21:00 às 24:00

Prefeitura e CONDIM de Barra do Piraí promovem 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Reunindo centenas de mulheres, a conferência buscou, acima de tudo, elaborar políticas públicas para a população feminina que contribuam de maneira eficaz com a atuação governamental, policial e social._

A Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, promoveu, na última quarta-feira (23), a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento foi realizado no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, das 8h às 17h, e reuniu centenas de mulheres em um dia dedicado à escuta, ao diálogo e ao protagonismo feminino.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Rosimeri Cardoso, destacou a importância da conferência para as causas pelos direitos femininos.

“Promover e participar ativamente de momentos como o proposto aqui nesta conferência é fundamental para identificarmos as questões mais latentes da nossa cidade e, assim, pensarmos em políticas públicas assertivas e coerentes, capazes de sanar as dores enfrentadas pelas nossas mulheres. É preciso agir no microambiente para impactar o macro. Devemos ter um olhar contextualizado e interseccional sobre as realidades vividas pelas nossas mulheres, considerando especificidades de raça, classe, sexualidade e os demais aspectos que compõem a diversidade da população feminina de Barra do Piraí”, apontou a presidente do COMDIM.

Na parte da manhã, a programação contou com abertura institucional, que foi formada pela presidente do COMDIM, Rosimeri Cerqueira; o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida; a secretária da Mulher, Daniella Oliveira, na oportunidade representando a prefeita Katia Miki, que está em Brasília nesta semana buscando emendas e recursos; a secretária de Assistência Social, Marina Tinoco; a vereadora Lu Maciel; a representante do NIAM da 88ª Delegacia de Polícia Civil, Aline Pereira; a representante da Patrulha Maria da Penha da PM do Rio de Janeiro, Sargento Camila Martins; e, por fim, a coordenadora do Segurança Presente de Barra do Piraí, Capitã Simone Vargas.

Ao final desta cerimônia, foram entregues moções honrosas à Sônia Maria de Melo Souza e Maria Aparecida Moreira Ferreira, duas das representantes mais antigas do CONDIM, por sua dedicação e compromisso com o bem-estar das mulheres barrenses ao longo dos anos.

Mais tarde, ainda de manhã, se iniciaram as palestras dos eixos temáticos, que contaram com a presença das ativistas Edna Calheiros, representando o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM-RJ); Maria da Conceição dos Santos, também representando o CEDIM-RJ; Karol Mendez, subsecretária de Ações Comunitárias e Empreendedorismo na Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro; Inês Pandeló, ex-prefeita de Barra Mansa e ex-deputada estadual com destaque para a luta pelos direitos das mulheres; Simone Cunha, médica ginecologista e membro da Associação Médica de Barra do Piraí; e Aline Pereira, assistente social e representante do NIAM, que também esteve presente na abertura institucional.

Nesse contexto, a vereadora e procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Barra do Piraí, Lu Maciel, ressaltou que o poder de mudança está nas mulheres, e que políticas públicas se fazem com união, força e coragem.

“Está em nossas mãos o poder de mudar, de transformar, de escrever uma nova história de políticas públicas para as mulheres e para mudar a nossa cidade. Por isso é tão importante estarmos aqui hoje: porque vamos fazer história. E eu quero dizer para vocês o seguinte: quando uma mulher sofre, quando uma mulher ‘apanha’, todas nós sangramos juntas. Quando uma mulher sofre com o desemprego, com a falta de oportunidade, todas nós sofremos também. Porque políticas públicas se fazem com união, com força, com coragem”, disse a vereadora Lu Maciel.

A secretária da Mulher, Daniella Oliveira, agradeceu a todas que organizaram e participaram da conferência, ressaltando que essa “é a retomada de um espaço histórico de participação popular e construção coletiva”. Além disso, a chefe da pasta enalteceu a atuação do poder público na promoção de políticas públicas para as mulheres em pouco mais de 6 meses de gestão.

“A 5ª Conferência da Mulher, após uma década sem a sua realização, é muito mais que um evento. É a retomada de um espaço histórico de participação popular e construção coletiva. Obrigada a cada uma que construiu esse momento para a Conferência, a cada uma que está participando, mas, em especial, gostaria de agradecer a uma pessoa que vem incansavelmente nesta luta, e que faz toda a diferença nesta nossa construção coletiva. Em apenas 6 meses de gestão já podemos observar os investimentos e o compromisso da nossa prefeita Kátia Miki em mudar a vida das mulheres, investindo em políticas públicas eficazes e adequadas para o nosso município, e garanto que faremos ainda mais”, declarou a secretária.

À tarde, foram montados os grupos de trabalho que, pautados pelos eixos da conferência, delimitaram propostas de políticas públicas para as mulheres. Após isso, houve a deliberação e aprovação dessas propostas e a eleição dos delegados que representarão o município e as ideias elaboradas nesta reunião para a Conferência Estadual.

Mesmo em Brasília a trabalho, a prefeita Katia Miki deixou uma mensagem ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher pela realização da conferência, reforçando que a prefeitura está empenhada em desenvolver e fortalecer as políticas públicas para a população feminina.

“Apesar da agenda intensa de trabalho aqui em Brasília, faço questão de fazer uma pausa para parabenizar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o COMDIM, pela realização da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Barra do Piraí. Esse conselho, do qual já fui presidente, tem a Conferência como um espaço de diálogo, troca de experiências e discussões importantes, onde nascem novas políticas públicas para as nossas barrenses. Neste momento tão simbólico, em que criamos efetivamente a Secretaria Municipal da Mulher, faço questão de fortalecer o trabalho do COMDIM para que as nossas mulheres possam ter seus direitos preservados, numa cidade com mais oportunidades e com tolerância zero para a violência doméstica. Estamos juntas!”, finalizou a chefe do Executivo.

Deixe seu comentário: