
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Espaço no Largo da Feira une proteção, conscientização e práticas sustentáveis para garantir cuidado com as mulheres e com o meio ambiente durante a festa
Desde 2025, uma das principais bandeiras levantadas pela Prefeitura de Barra do Piraí tem sido o combate à violência contra a mulher. Pensando nisso, no Barra Folia 2026, a Secretaria Municipal da Mulher organizou o Quiosque Lilás, um espaço localizado no Largo da Feira para o acolhimento de mulheres que possam ter sofrido algum tipo de violência durante o Carnaval.
O quiosque faz parte da campanha “Não é amor, é cilada”, ação lançada no Barra Folia que busca prevenir e combater a violência contra a mulher durante todo o período de festa. Durante a programação, equipes da Secretaria estarão presentes nos blocos, nos shows e também no ponto fixo de atendimento, realizando ações de conscientização, orientando o público e divulgando os canais de denúncia e a rede de apoio disponível no município.
A secretária municipal da Mulher, Daniella de Oliveira, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a proteção feminina durante o Carnaval de Barra do Piraí. “Queremos que cada mulher do Barra Folia 2026 se sinta acolhida e, principalmente, que quebre ciclos de violência. Se machuca, se controla, se oprime, não é amor. É violência”, afirmou Daniella.
Dentro do quiosque, além do acolhimento e das informações, as mulheres podem se maquiar, se fantasiar, tirar fotos em espaços instagramáveis e muito mais. Com a iniciativa, a Secretaria da Mulher de Barra do Piraí reforça que sustentabilidade e cuidado caminham juntos. A pasta aderiu a diversas ações com viés sustentável para garantir uma festa ainda mais organizada e segura, tanto para as mulheres quanto para o meio ambiente.
“Primeiro, aderimos a um projeto de recolhimento de fantasias e adereços utilizados após os desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Materiais que muitas vezes teriam como destino aterros sanitários e levariam anos para se decompor ganharam um novo significado e vieram parar aqui no nosso Carnaval. As peças recebem nova vida, reforçando a importância do reaproveitamento e da economia circular”, explicou a secretária.
Além disso, a Secretaria optou pelo uso de leques sustentáveis, produzidos em papel semente. “Mais do que refrescar, eles carregam uma mensagem de consciência, afeto e cuidado. Depois do Carnaval, os leques podem ser plantados e se transformam em hortaliças. São pequenos gestos que geram grandes transformações e deixam um legado positivo para o meio ambiente”, declarou Daniella.
Por fim, com o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade, a iniciativa também trouxe o glitter biodegradável. “Para a mulherada brilhar ainda mais, escolhemos o glitter biodegradável, sem agressão ao corpo e à natureza. É para brilhar sem culpa, espalhando amor e luz com união, consciência ambiental e cuidado com a cidade”, finalizou a chefe da pasta.